Chat with us, powered by LiveChat
Você ainda não sabe o que é e qual a importância de um EPI?

Você ainda não sabe o que é e qual a importância de um EPI?

O Equipamento de Proteção Individual (também conhecido como EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual do trabalhador destinado a protegê-lo dos possíveis riscos que podem ameaçar a sua segurança e saúde no trabalho, seja durante o exercício da atividade profissional ou até mesmo a curto, médio e longo prazo após a atividade. Neste pequeno conteúdo a Elétrica AREA pretende abordar com mais clareza sobre estes equipamentos para sanar possíveis dúvidas que o leitor tenha a respeito.

O ideal é que as empresas busquem primeiramente a implantação de medidas de proteção coletiva, devido a sua maior eficiência em relação aos EPIs na eliminação ou a redução dos riscos presentes no ambiente de trabalho. As empresas são obrigadas a fornecerem aos seus empregados, gratuitamente, o equipamento de proteção individual em perfeito estado de conservação, funcionamento e adequado ao risco de cada atividade. Os tipos de equipamentos de proteção individual EPI utilizados podem variar dependendo da atividade a ser realizada ou dos riscos que ela poderá trazer a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger.

Além disso, tanto as empresas quanto os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho precisam saber que todo equipamento de proteção individual, sendo ele de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele, por sua vez, é responsável por certificar que o EPI foi aprovado e submetido a inúmeros testes rigorosos de resistência, qualidade, entre outros requisitos. Todo esse trabalho é uma garantia que o EPI está em perfeitas condições e poderá usado tranquilamente, sem riscos de falhas.

POR QUE A UTILIZAÇÃO DO EPI É TÃO IMPORTANTE? 

Como dito anteriormente, trata-se de uma obrigação legal do empregador fornecer o equipamento de proteção individual, assim como do empregado em utilizá-lo. Dessa forma, a utilização do EPI torna o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, evitando imprevistos perigosos que possam colocar ambos em risco. O fornecimento, a orientação, a utilização e a fiscalização na utilização dos equipamentos de proteção individual é de imprescindível para a conscientização dos funcionários e o êxito da empresa.

Dentre muitos materiais de EPI, podemos citar alguns exemplos mais comuns como:

Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;

Proteção respiratória: máscaras e filtro;

Proteção visual e facial: óculos e viseiras;

Proteção da cabeça: capacetes;

Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;

Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;

Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

Por fim, além de fornecer o EPI, as empresas também são responsáveis segundo o item 6.6.1 pelo o treinamento do uso correto do EPI. Dessa forma se estabelece a garantia de qualidade dos produtos e competência da empresa, aumentando ainda mais o conceito da mesma no mercado e assegurando que ela se estabelece como uma corporação responsável com seus funcionários e segura para se trabalhar. 

A Elétrica AREA é uma empresa consolidada no mercado de São Paulo há mais de 20 anos e se destaca como a principal loja de materiais elétricos de tensão baixa e média do mercado nacional. Trata-se de uma empresa moderna altamente capacitada para desenvolver instalações industriais, comerciais, prediais e residenciais altamente qualificada na venda dos melhores materiais de EPI. Buscamos sempre oferecer como principais diferenciais o valor agregado, um conhecimento inovador, horário de atendimento bem flexível, além de vendas consultivas com preços acessíveis e ótimo custo-benefício. 

Visite nosso site para conhecer melhor sobre nossa empresa, saber sobre nossos produtos e solicite já um orçamento!

All comments

Leave a Reply