Chat with us, powered by LiveChat
Conheça alguns motivos e dicas para ter uma iluminação decorativa

Conheça alguns motivos e dicas para ter uma iluminação decorativa

Você já ouviu falar sobre iluminação decorativa? Esse conceito diz respeito às peças que iluminam ambientes e também à luz que pode ser utilizada para destacar obras de arte, objetos com design diferente ou até mesmo um cantinho especial que merece destaque em algum espaço.

É sempre muito importante pensar na luz como elemento decorativo em um projeto de construção ou reforma. Isso porque, além deixar o ambiente mais claro e trazer conforto aos olhos (que é a sua função principal), é possível estabelecer os mais modernos e arrojados métodos de decoração para tornar seu ambiente mais confortável e atraente para convivência mútua. Para isso, é importante conversar com um design de interiores ou até mesmo com um luminotécnico para definir o tipo ideal de luminária e lâmpada para usar em cada ambiente.

As opções para isso são inúmeras: desde lustres, pendentes e spots, até fitas de LED, luminárias articuladas e abajures entre outros. Essa variedade de opções auxilia muito no momento de criação do clima desejado, mas também pode ser um problema para quem não está familiarizado com o assunto. Por essa razão, abordaremos um pouco melhor algumas dicas sobre iluminação decorativa a fim de esclarecer possíveis dúvidas que você possa ter a respeito.

PROCURE UTILIZAR OS LUSTRES

Para decorar uma sala de estar ou de jantar nada melhor e mais sofisticado que a presença de um belo lustre. Isso porque, quando bem utilizado, esse móvel valoriza a decoração e cria harmonia ao ambiente, além de chamar atenção por dar um maior requinte ao espaço.

Ao escolher o lustre, é importante levar em consideração o tamanho do ambiente. Quanto mais amplo o espaço, maior deverá ser o lustre adquirido para ele. A composição do espaço é fundamental para determinar a utilização deste objeto, de modo que sua versatilidade se destaca por ser a maior tendência de decoração para quem opta em usar lustres em diferentes alturas.

Na sala de jantar, use-o bem no centro da mesa prestando atenção em sua altura. O tamanho correto do vão entre a mesa e o lustre é entre 80 cm e 1 metro para garantir que ele não atrapalhe a visão, tampouco a refeição, de quem estiver sentado.

FITAS DE LED SÃO ÓTIMAS OPÇÕES 

As fitas de LED é o método preferido de alguns(a) decoradores(a) porque podem ser usadas em vários pontos do local para dar uma iluminação especial e bastante decorativa, seja em um espaço residencial, comercial ou corporativo.

Elas podem ser usadas em sancas, painéis, floreiras, prateleiras de estantes, nichos e até mesmo no chão, criando um caminho de luz para facilitar a acessibilidade. Trata-se de um material com enorme facilidade na aplicação, baixo consumo e não esquentam. Além de tudo, este material se destaca pela segurança, por isso é perfeito para servir de detalhes nos quartos das crianças.

ABAJURES TAMBÉM PODEM SER INTERESSANTES 

Os abajures também são peças decorativas relevantes porque ficam bem em todos os estilos de decoração, desde aquele um pouco mais retrô até o clássico e o contemporâneo. Entretanto, eles nunca devem ser a luz principal e sim um complemento ao projeto luminotécnico, com a finalidade de iluminar um canto ou uma poltrona de leitura.

Uma dica que pode ser interessante é optar por cúpulas claras para um melhor aproveitamento da luz. Além disso, é possível criar um ambiente cenográfico com lâmpadas coloridas de acordo com o clima que quer dar: aconchego, mistério, romantismo, entre outros. Basta escolher um modelo que combine com o restante da decoração.

CLARO QUE NÃO PODERIAM FALTAR ELAS: AS LÂMPADAS DE LED

A lâmpada de LED é a principal aliada para todos os tipos de ambientes. Além de mais econômica por gastar pouquíssima energia, ela tem vida útil longa e é bastante versátil. Esse tipo de lâmpada oferece uma gama de cores e tonalidades, podendo ter mais ou menos brilho conforme a necessidade do ambiente e de quem a utiliza. Dessa forma, é possível escolher o tom e o tamanho certo para cada ambiente, pois o modelo também varia e pode se adaptar a pequenos abajures ou a lustres imponentes.

Além disso, as lâmpadas de LED são extremamente sustentáveis, pois não emitem gases poluentes, não utilizam substâncias tóxicas em sua composição. E não para por aí: elas podem ser recicladas e não produzirem calor, reduzindo o uso do ar-condicionado, por exemplo. 

Por fim, além dos modelos de luminárias e lâmpadas que darão personalidade à decoração, para destacar alguns objetos é importante ter em mente o objetivo da luz. Integre ambientes, passando de uma iluminação a outra com sutileza e lembre-se do que dizem alguns especialistas no assunto: a luz é a alma da casa. Ela está presente, mas nem é notada. Diversifique cores/formatos, seja criativo e prudente com as proporções para que o lustre não chame mais atenção do que o restante da decoração. Não se esqueça de pensar na temperatura do ambiente: luzes amarelas esquentam e luzes brancas esfriam. Pense nessas dicas na hora de escolher a lâmpada.

A Elétrica AREA é uma empresa consolidada no mercado de São Paulo há mais de 20 anos e se destaca como a principal loja de materiais elétricos de tensão baixa e média do mercado nacional. Trata-se de uma empresa moderna altamente capacitada para desenvolver instalações industriais, comerciais, prediais e residenciais. Buscamos sempre oferecer como principais diferenciais o valor agregado, um conhecimento inovador, horário de atendimento bem flexível, além de vendas consultivas com preços acessíveis e ótimo custo-benefício.

Visite nosso site para conhecer melhor sobre nossa empresa, saber sobre nossos produtos e solicite já um orçamento!

Gostou? Confira nosso insta @iluminacao_area e visite nosso site para conhecer melhor sobre nossa empresa. Solicite já um orçamento!

All comments

Leave a Reply